liturgia diaria santo do dia
Diocese Redentoristas
Facebook CNBB  
Radio Educadora
padres 01 padres 09
padres 01 diacono
padres 09 padrejcc

concliovtii1Caro devoto de Jesus Misericordioso, “eis o nome dos doze apóstolos:

o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu e Tadeu. Simão o cananeu e Judas Iscariostes, que foi o traidor. Estes são os doze que Jesus enviou em missão, …” (Mt. 10, 2-4)

Jesus escolheu os doze apóstolos que são as colunas da Igreja. Confiou-lhes uma grande missão. Todos eles o viram ressuscitado e são testemunhas oculares de Cristo ressuscitado, menos Judas o traidor que teve um fim muito triste, traindo Jesus e se desesperando. Pedro também cometeu uma falta grave, negou o Mestre por três vezes, contudo, arrependeu-se e obteve o perdão de Jesus e ainda mais, tornou-se o chefe dos apóstolos e o primeiro Papa.

Mas os apóstolos obviamente iriam morrer. Jesus instituiu o sacerdócio, de tal forma que os bispos são os sucessores dos apóstolos. Auxiliados pelos presbíteros (padres) e diáconos. Assim o sacramento da Ordem, tem três graus: bispos, padres e diáconos.

Hoje a Igreja é dirigida pelo Papa, chefe de toda a Igreja, os bispos em suas dioceses, os padres na paróquia, e os diáconos. Antes do Concílio Vaticano II, o diaconato era provisório, isto é, os seminaristas eram ordenados diáconos, e logo depois padres. Foi o Papa Paulo VI que instituiu o diaconato permanente. Assim temos hoje homens casados, ou não, que são ordenados diáconos e exercem o seu ministério na Igreja de modo permanente.

Amemos a Igreja e rezemos por nossos bispos, padres, diáconos e seminaristas (que se preparam para o sacerdócio). Que o Bom Pastor, Cristo, nos dê muitas e santas vocações.

Diga ao ler esta reflexão: Divina Misericórdia eu me consagro a Vós.
Pe. Macedo da Divina Misericórdia